×

Home Institucional Produção Distribuição e Redes Comercial Projectos Acção Social Recursos Humanos Contacte - nos

: + 244 992 987 531   |   +244 226 431 561   |   :  atendimento@epal.gov.ao

Produção de Água


Com 13 Estações de Tratamento de Água equipadas com Laboratório de Processo, definimos como prioridade o aproveitamento máximo da capacidade instalada dos equipamentos de produção, o aumento do volume de água produzida apartir dos investimentos efectuados, quer na reabilitação de infra-estruturas existentes, como no reforço da capacidade visando criar maior disponibilidade para atendimento à região de Luanda e arredores.

As actividades predominantes no domínio da produção envolvem as tarefas de captação, tratamento de água bruta, armazenamento e adução de água tratada.

tratamento de água bruta


aumento do volume de água produzida


Controlo da Qualidade da água

 

Garantir a qualidade da água desde o recurso hídrico até à torneira do consumidor é uma prioridade para EPAL-EP, o técnico do Laboratório de Processo cumpre diariamente instruções de operação e manutenção no que diz respeito ao funcionamento dos órgãos ligados ao tratamento e procede a verificação das taxas de tratamento nas Estações.

Os Laboratórios e Controlo da Qualidade da Água avaliam periodicamente a eficácia de funcionamento dos decantadores e filtros com base nas taxas de redução de turvação e matéria orgânica. Em cada etapa de tratamento, o Laboratório colhe amostras para realizar análises físicas e químicas das mesmas conforme os procedimentos em vigor e faz a correcção das eventuais anomalias.




parâmetros de qualidade


redução de turvação e matéria orgânica.


Cuide do seu Reservatório


 
6 passos para manter o seu reservatório limpo

A EPAL - E.P. garante a qualidade da água que fornece, acompanhando rigorosamente todas as etapas do sistema de abastecimento desde a captação ao meio natural até a torneira do consumidor na entrada da sua casa. Após este tratamento, o cliente precisa fazer a sua parte limpando o seu reservatório de água.

Quando chega a sua casa, a água é potável, mas se o reservatório não estiver limpo e desinfetado, todo o seu conteúdo pode ser contaminado, tornando a água imprópria para consumo e colocando em risco a sua saúde e da sua família, seguem alguns passos para lavagem e desinfestação do seu reservatório:




1. Esvazie o reservatório; Esfregue as paredes do reservatório com uma escova;

2. Passe água pelas paredes até secar o reservatório;

3. Prepare uma solução de hipoclorito de cálcio ou lixivia, com auxílio de um pano ou uma esponja limpa e passe pelas paredes e deixe actuar entre 30 a 45 minutos;

4. Enxaguar as paredes do reservatório com água limpa;

5. De acordo com a capacidade do tanque prepare uma solução de hipoclorito de cálcio, despeje a solução e enche o reservatório com água limpa, (ex: para 5.000 litros de água dissolver 7 colheres e meia de chá de hipoclorito de Cálcio);

6. Tape o reservatório e utilize depois de uma (1) hora.


“Aprenda a limpar o seu reservatório com os procedimentos da EPAL”


fiscalização da produção

acompanhamento de controlo de qualidade

laboratórios


Para o controlo de qualidade e fiscalização do processo de tratamento nas Estações de Tratamento de Água a EPAL possui treze laboratórios, sendo um central que se encarrega de fiscalizar a qualidade da água produzida nas Estações de Tratamento de Água aduzidas aos Centros de Distribuição e rede, e outros laboratórios de processo.

Os Laboratórios de Processos fazem as seguintes determinações:



ORGONOLETICOS

Cor, Turvação, Cheiro, Sabor

   

MICROBIOLOGIA

Germes Totais, Coliformes Totais, Coliformes Fecais, Estreptococos Fecais, Clastídio Fecais

FISICO-QUIMICO

Temperatura, Ph, Condutividade, Dureza, Alcalinidade, Amónio, Ferro, Nitratos, Cloro Residual Livre, Cloro, Magnésio, Sódio, Potássio, Bicarbonatos, Cloretos, Sulfatos, Nitritos