Ao Serviço do Cliente
Considerando a cadeia integrada de funcionamento da EPAL- E.P., à Direcção Comercial, sendo a última na cadeia de gestão do negócio, cabe a ingente missão de garantir a comercialização da água produzida e distribuída.
A retirada do pagamento de subsídios pelo estado; o crescimento demográfico devido a construção de novas centralidades; o projecto das 700.000 novas ligações de água e o ajustamento tarifário da água exigem da Direcção Comercial da EPAL- E.P., políticas cada vez mais eficazes com vista o aumento das receitas por cobrança dos consumos de água. Saiba +...
Com cerca de 499.478 clientes distribuídos por agências e postos de cobranças, a Direcção Comercial tem como principal foco, a orientação ao cliente, considerando a satisfação dos mesmos como a sua principal preocupação.
Agências Comerciais
A modernização e construção de novas agências, a diversificação das modalidades de pagamento, em articulação com a implementação do novo sistema de gestão de clientes (SAP IS-U), permitirão um maior relacionamento com os clientes e consequentemente a melhoria do desempenho comercial. A actividade da área Comercial circunscreve-se fundamentalmente na prestação do serviço de atendimento ao cliente, entrega de facturas ao domicílio, cadastramento de clientes, leitura de contadores, gestão de reclamações e celebração de contractos.
Até o ano 2010 existiam apenas cinco balcões de atendimento para toda cidade de Luanda. Actualmente, para atender a demanda de clientes, a EPAL dispõe de dezanove balcões.
- Agência Comercial dos Coqueiros
- Rua Frederich Engels no 7
- Agência Comercial do Valódia
- Rua Sebastião Desta Vez nº 3
- Agência Comercial da Terra Nova
- Rua do Minho
- Agência Comercial de Viana
- Projecto Morar QF no 3 – Luanda – Sul
- Agência Comercial do Kilamba
- Rual Amilcar Cabral no 198B, Kilamba
- Agência Comercial da Maianga
- Travessa da Rua Comandante Gika
- Agência Comercial de Camama
- Bairro da Sapú, Junto a quadra G
- Agência Comercial do Cacuaco
- Detrás do Comando da Policia de Cacuaco
- Agência Comercial do Cazenga
- Rua dos Comandos s/n
- Agência Comercial da Mulemba
- Rua da Kianda , Junto ao IMBONDEX
- Agência Comercial do Zango
- Zango 1, Junto ao BFA
- Agência Comercial do Benfica
- Rua 1 Bairro Kifica
- Agência Comercial do Sequele
- Rua do Principal da Administração do Sequele
- Agência Comercial do Mulenvos
- Rua direita dos Mulenvos (Brevemente)
- Sub Agência Comercial do Kifica
- Travessa no 20 próximo do Colégio Neval
- Sub Agência Comercial do Nova Vida
- Rua 53 da Urbanização Nova Vida
- Sub Agência Comercial do Golfe
- Detrás da Administração Comunal (Brevemente)
- Posto Comercial do Supermercado Kero
- Centralidade de Cacuaco
- Postos Comerciais nos SIAC
- Cazenga, Talatona, Zango
- Posto Comercial da Vida Pacífica
- Centralidade da Vida Pacífica
- Posto Comercial da Vila Marina
- Na Vila Marina
Apoio ao Cliente
Apoio ao cliente
Para dar resposta às suas necessidades, a EPAL-E.P. dispõe de um piquete para que os nossos clientes possam dirigir-se ou mesmo contactarem por via telefónica. Também dispomos de uma página no facebook, no qual o cliente pode aceder e expor as suas questões.
Piquete:(+244) 942454897
(+244) 993009582 - (+244) 921553333
Celebração de contratos
Para celebrar o contrato de abastecimento de água em clientes do segmento doméstico poderá dirigir-se a um dos nossos nossos balcões apresentando os seguintes elementos:
• Cópia do Bilhete de Identidade;
• Documento que comprove que o Cliente é o legítimo titular do local a abastecer;
• Valor de 600,00 AKZ;
• Taxa de Ligação: 15.000,00 AKZ (Projecto 700.000 ligações).
Modalidades de pagamento
A EPAL tem ao seu dispor diversas modalidades de pagamento do seu consumo.
• Multicaixa: Dirigindo-se a um ATM e seguir as instruções de pagamento;
• Deposito à ordem;
• Pagamento em numerário ou por cartão multicaixa nos nossos balcões;
• Pagamento directo (Não carece de reconciliação nos balcões da EPAL. Serviço disponível apenas nos balcões dos bancos BCA e Sol)
• Internet Banking; Transferência bancária;
Ordem de Saque.
Facturação
O processamento da faturação da EPAL é feito de três formas distintas:
• Leitura de Contador: Baseada na leitura do contador;
• Consumo Estimado: Na ausência do contador o consumo de água é faturado por estimativa, que são atribuídas em função do sector e subsector de atividade;
• Média de Consumo: É o consumo de água faturado por ausência de leitura do contador, com base na média dos consumos reais anteriores, sendo regularizado imediatamente após uma leitura.
Tarifário
O Plano Tarifário de água potável para Província de Luanda foi aprovado no decreto executivo conjunto n.º 230/18 de 12 de Junho entre o Ministério das Finanças e da Energia e Aguas.
A estrutura tarifária da EPAL E.P. constitui-se de um conjunto de tarifas em que os usuários são classificados nas categorias divididas em Domésticos, Comércio e Serviços, Indústria, Chafariz e Girafa.
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Postos móveis
Facilitamos o acesso aos nossos serviços através de postos móveis colocados em zonas onde não dispomos de balcões fixos.
Ord | Categoria tarifária | Tarifário variável | Tarifa fixa mensal | Regras de aplicação | |
---|---|---|---|---|---|
1 | Domésticos | Tarifa Básica | 59 Kz/m³ | 0 Kz | 0 a 10 m³ |
2 | Domésticos | Tarifa de Transição | 94 Kz/m³ | 0 Kz | 10 a 15 m³ |
3 | Domésticos | Tarifa Básica | 137 Kz/m³ | 332 Kz | > 15 m³ |
4 | Comércio e Serviços | 137 Kz/m³ | 3.900 Kz | Todo o consumo | |
5 | Indústria | 124 Kz/m³ | 11.700 Kz | Todo o consumo | |
6 | Chafariz | 42 Kz/m³ | 0 Kz | Todo o consumo | |
7 | Girafa | 137 Kz/m³ | 0 Kz | Todo o consumo |